top of page

VOL. 15, Nº 71, DEZEMBRO/2024

AOS LEITORES

Tudo bem com você? Esperamos que sim.  
Imagine participar de uma experiência que une robótica, audiovisual e softwares educacionais, por exemplo, para estudar e criar conhecimentos? Pois é, os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Mônica  de Castro Carneiro apresentam um pouquinho do que andam fazendo. Bom demais conhecer esse trabalho! E o que dizer dos desenhos e pinturas sobre o Dia Nacional da Consciência Negra?! Vale a pena conferir e também ler os exercícios poéticos sobre o que é ser criança.  E as produções audiovisuais enviadas? São inspiradoras! Bem, não perca tempo! Aproveite e até a próxima edição!

mascote.png

CANTINHO DA LEITURA

Produção de texto sobre o tema: Ser criança

Alunos 2º ano B

Ser criança é amor e imaginação.

Ser criança é inspirar os adultos, é ser amigável e corajosa.

É se aventurar no mundo da imaginação. E ser criança é amizade e respeitar.

(Teresa Couto Mundim)

 

Ser criança é muito bom, é criativo e divertido.

Ser criança é cheio de aprendizados e liberdades.

É fazer amizades e crescer, ser bondosa, amorosa, fazer e jogar o que quiser.

Ser criança é como uma flor, é muito bom!

(Maria Rita de Aguiar Baleeiro)

 

Ser criança é legal e divertido.

É amor carinhoso e obediente, é ir pra escola aprender coisas diferentes

e também fazer amigos.

É comemorar o dia das crianças com os amigos!

(Anna Laura de Paula Araújo)

 

Criança não namora, vive a vida de criança,

A criança é curiosa, amorosa, brincalhona.

Ser criança é andar na trilha do amor é ter muitas histórias e alegrias.

É muito legal, porque nós podemos brincar o dia inteiro!

(Heitor Rodrigues da Silva Vianna)

(CEPAE/UFG - GOIÂNIA - GO)

ORIENTAÇÃO: PROFA. CLÁUDIA SANTOS GONÇALVES BARRETO BEZERRA

LABORATÓRIO MAKER

Resumo:

Laboratório Maker EMTI Mônica de Castro Carneiro

Em 21 de junho de 2024, foi inaugurado o Laboratório Maker da Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro, localizada no Setor Jardim Novo Mundo, em Goiânia-GO, com a presença do prefeito Rogério Cruz e a Secretária Municipal de Educação Milene Baldy. O Lab.Maker foi concebido como um espaço de criação e experimentação de projetos que primam pelo desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e inovação. A proposta Maker busca fomentar um ambiente de atividades interativas lançando mão de softwares educacionais, produções audiovisuais, robótica e modelagens 3D, permitindo às crianças avançarem em seus estudos e ampliarem o conhecimento curricular, descortinando novos horizontes de aprendizado.

Mesmo com pouco tempo de funcionamento, o Laboratório já se destaca por propiciar aos estudantes a participação em projetos e atividades que ultrapassam os limites da escola, a exemplo da I Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás, onde três projetos desenvolvidos por alunos da Educação Básica foram premiados. Além disto, fomos contemplados com o Prêmio EDP nas Escolas 2024, concedido pelo Instituto EDP, que visa fortalecer a educação pública e melhorar a qualidade do ensino através de uma educação inovadora, dinâmica e relevante.

Prof. Me. Yves de Sousa Silva

Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro, Goiânia-GO.

Resumo:

Tecnologia e memórias: Desconstruindo o passado para entender o futuro. 

 

Nesta atividade com alunos do 5º ano, o objetivo foi proporcionar uma experiência prática de aprendizado sobre a evolução das tecnologias de comunicação e armazenamento de informação, desde a pintura rupestre até o advento da inteligência artificial (IA). Os estudantes exploraram dispositivos tecnológicos do passado como discos de vinil, fitas cassetes e VHS, CDs, DVDs, disquetes e câmeras analógicas acompanhadas de rolos de filmes fotográficos, compreendendo a importância desses dispositivos em diferentes momentos da história. A contextualização com as primeiras formas de comunicação dohomem primitivo e o processo evolutivo das mídias, representado e materializado pela disposição histórica dos itens, despertou ainda mais o interesse das criançaspor compreender como a humanidade alcançou o atual estágio de desenvolvimento tecnológico e social.

 

A atividade também integrou uma assistente virtual Alexa, dispositivo equipado com IA, objetivandoincentivar o debate e permitindo que os estudantes compartilhassem suas observações sobre as diferenças entre as tecnologias do passado e as do presente. No decorrer das reflexões, as crianças perceberam como os dispositivos foram se tornando mais compactos e eficientes ao longo do tempo, evidenciando o avanço da tecnologia. Essa dinâmica de aprendizado enriquecedora promoveu uma experiência de imersão e interação, tornando o conhecimento mais acessível e significativo para uma geração cuja referência tecnológica,por vezes,é limitadaàs“telas”. Promovida pelo Laboratório Maker da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, esta atividade conquistou o Prêmio EDP nas Escolas 2024.

Prof. Me. Yves de Sousa Silva

Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro, Goiânia-GO.

Resumo:

Maquetes Topográficas e Robótica: Uma Abordagem Didática para Compreensão de Fenômenos Climáticos

 

O presente projeto envolveu a construção de 4 maquetes topográficas interativas abrangendo o continente sul-americano, cujo recorte geomorfológico objetivou auxiliar a demonstração dos principais problemas ambientais em curso neste século. As maquetes foram confeccionadas em isopor e automatizadas utilizando LEDs controlados por uma placa Arduino, permitindo que os estudantes compreendessem de forma prática e dinâmica as mudanças climáticas e seus principais impactos. Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos foram incentivados a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades colaborativas, além de fortalecerem seus conhecimentos em geografia, ciências e programação com Arduino.

No primeiro projeto, os LEDs pré-programados por placa Arduino foram estrategicamente posicionados sobre a maquete para representar as massas de ar que influenciam o clima da América do Sul, como a Massa Polar Atlântica, a Massa Tropical Atlântica e a Massa Equatorial Continental. A programação dos LEDs permitiu simular o movimento e a atuação dessas massas de ar sobre o continente, proporcionando uma visualização interativa do clima da região. No segundo projeto, a disposição geográfica dos LEDs associou os fenômenos climáticos do primeiro projeto com a ação humana, permitindo que os estudantes do 4º e 5º anos compreendessem de forma lúdica os fatores ambientais envolvidos no fenômeno das queimadas ocorridas no Brasil em 2024, bem como sua contextualização com o aquecimento global. Já a terceira maquete teve como foco as formações de ondas de calor, especialmente nos grandes centros urbanos, consequência direta dos fenômenos abordados nos projetos anteriores, associados aos impactos da ação humana e a geomorfologia do continente. Por fim, o quarto projeto integrou uma maquete desconstruída através da disposição separada das curvas de nível. Todo o processo ainda foi documentado em curta metragem cinematográfico, etapa por etapa.

Os projetos em pauta foram desenvolvidos através do Laboratório Maker da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, cuja principal premissa é inspirar a protagonização dos estudantes na construção do próprio conhecimento. Para tanto, as crianças foram incentivadas a  apresentarem os Projetos aqui descritos na ‘I Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás’, onde três, dos quatro trabalhos submetidos, foram premiados.

Prof. Me. Yves de Sousa Silva

Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro, Goiânia-GO.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

TÍTULO

Cantando as Cores

 

RESUMO

Tudo começou em uma aula de artes visuais, quando a professora foi surpreendida por crianças do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CEPAE/UFG cantando uma música em língua inglesa durante as atividades de sala. A observação do cotidiano foi suficiente para endossar o objetivo de auxiliar o estudo da Teoria da Cor, conteúdo previsto na ocasião, sendo a canção resgatada e reescrita através do Projeto 'Cantando as Cores', originando aprodução audiovisual ‘Colorida’, inspirada na música 'Señorita', de Shawn Mendes & Camila Cabelo.

PROFA. ©Kelly Bianca Clifford Valença

(CEPAE/UFG, GOIÂNIA - GO)

DESENHOS NO FOLHINHA

ATIVIDADE SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ORIENTAÇÃO: PROFA. ANDREA ALVES DA SILVA SOUZA

(1º ANO, CEPAE/UFG, GOIÂNIA - GO)

ATIVIDADE SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ORIENTAÇÃO: MÁRCIA FERREIRA TORRES PEREIRA

(5º ANOS, CEPAE/UFG, GOIÂNIA - GO)

DOCUMENTÁRIO

CONFIRA O DOCUMENTÁRIO QUE O PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE FEZ SOBRE O PROJETO MELPONÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL TERRA PROMETIDA DE APARECIDA DE GOIÂNIA. 
VÍDEO ENVIADO PELA PROFA. LEOMARA AQUINO

MÃOS À OBRA

O professor Paulino Antônio da Silva Moreira, da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, promoveu uma atividade significativa com os alunos do 5º ano A, no período vespertino, na disciplina de Matemática. Sob sua orientação, os estudantes construíram sólidos geométricos, exercitando conceitos de forma e espaço, além de desenvolver habilidades motoras e visuais. A atividade incentivou a criatividade dos alunos e reforçou o aprendizado de forma prática e interativa, proporcionando uma experiência marcante e enriquecedora no processo de ensino.

QUEM FAZ O FOLHINHA:
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Claúdia Santos Gonçalves Barreto Bezerra, Kelly Bianca Clifford Valença, Yves de Sousa Silva, Andréa Alves da Silva Sousa, Márcia Ferreira Torres Pereira, Leomara Aquino, Paulino Antonio da Silva Moreira.

bottom of page