Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
VOL. 15, Nº 70, OUTUBRO/2024
AOS LEITORES
EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO 7 ANOS
Tudo bem com você? Esperamos que sim. É tão bom ver as publicações do Folhinha rendendo outras produções! Por exemplo, mais cartinhas para o Bráulio chegaram, textos de opinião sobre os filmes da Mostra Mercosul também. E o que os alunos do Ensino Médio estão estudando? Os resumos apresentados contam sobre essas investigações! Parabéns para eles! O Pipoesia continua incentivando a leitura e o exercício poético, como os trabalhos da oficina realizada pela professora Cláudia Barreto. Os desenhos com folhas também dão notícias desse movimento de criação que cada vez mais as escolas estão trabalhando, como a Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes! Bem, não perca tempo! Aproveite e até a próxima edição!
ESSA CARTA É PARA...
Oi Bráulio!
Eu sou o Moisés. Como é ser bombeiro? É legal?Eu queria saber também quantos anos você tem? Eu gostei muito, muito do texto que você fez. Está top. Esqueci de falar a minha idade, eu tenho 8 anos. Então tchau,
Moisés Paolucci Quiroga
Oi, tudo bem? Meu nome é Isadora e não sei se você me conhece. Eu quero falar que eu gostei muito do que você escreveu.Isso é que é amor de mãe. Você falou que era um palito de fósforo, mas não vi isso na sua foto.
Assinado Isadora Soares Barbosa
Olá, eu amei tudo! Você parece ser uma pessoa legal. Eu achei interessante que você quis virar bombeiro. Até a próxima! Tchau,
tchau!
Ester Matos Lopes da Silva
(CEPAE/UFG - GOIÂNIA - GO)
ORIENTAÇÃO: PROF. MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO ROCHA
Oi professor Léo,
Feliz aniversário atrasado. Você foi meu melhor professor até agora, aprendi muito com você. Até pra ver o relógio que eu não sabia agora sei graças a você. Eu te amo muito. Feliz aniversário.
Beijos da Hellen.
HELLEN DO 3º ANO B
(ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO ÉLIS - GOIÂNIA - GO)
ORIENTAÇÃO: PROF. LEONARLLEY RODRIGO SILVA BARBOSA
CANTINHO DA LEITURA
OFICINA DE POEMAS DO PIPOESIA 2024
ALUNOS DO 2º ANO B
(CEPAE/UFG - GOIÂNIA - GO)
ORIENTAÇÃO: PROFA. CLÁUDIA SANTOS GONÇALVES BARRETO BEZERRA
PEDRO LUIS SIQUEIRA LIMA 3º ANO A
(CEPAE/UFG - GOIÂNIA - GO)
ORIENTAÇÃO: PROFA. MARIANA DE CÁSSIA ASSUMPÇÃO
TODO SER HUMANO É UMA OBRA DE ARTE CRIADA PELA NATUREZA E EDITADA PELA EVOLUÇÃO
RESUMO
A figura humana é, historicamente, um dos temas mais recorrentes nas produções de artes visuais. Articular essa temática ao contexto e possibilidades que cada tempo nos apresenta é papel do ensino de arte e sustentou os objetivos desse trabalho. Assim, a animação aqui apresentada foi construída com ilustrações elaboradas porestudantes do 1° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o ano de 2023, nas aulas de Artes Visuais do CEPAE/UFG.
Autoria, Produção e Edição:
©Kelly Bianca Clifford Valença
Narração e Ilustração
Estudantes do 1° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 2023, nas aulas de Artes Visuais do CEPAE/UFG.
Instituição
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Categoria
Produção Audiovisual
E A MOSTRA MERCOSUL CONTINUA...
A IMPORTÂNCIA DO CONTATO DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA COM A CULTURA LATINO-AMERICANA
Atualmente com a expansão da globalização no mundo, o efeito de sentir que o Globo vem metaforicamente diminuindo fica mais evidente, já que a disseminação cultural aos países, em sua maioria, tem como fonte o mesmo lugar, os Estados Unidos da América (EUA).
Todos nós crescemos com os clássicos norte-americano, como Patricinhas de Bervelly Hills ou a Saga de Crepúsculo que estabelecem certos ideais e características comportamentais que obviamente não combinam com o que temos em nosso país. Com essa disseminação estadunidenses, esquecemos de dar atenção aos países vizinhos que partilham de mais traços comuns do que com aqueles que consumimos.
Uma forma de importantíssima de mudar essa supervalorização e idealização da cultura estadunidense entre os jovens, seria a exposição a cultura latino-americana nas escolas, assim os mesmos trariam esse contato para seus lares. Além dos benefícios intelectuais que ajudariam em cursos e a viajar para ganhar novas experiências em países perto da região que moram.
Deve ser reforçar que a cultura latino-americana não deve ser exclusivamente para alunos da de escolas privadas, mas também para os das escolas públicas. Todos devem ter o mesmo direito a experiência que acrescentaria em suas vidas escolares e posteriormente também em suas carreiras.
Sophia Faleiro Domingo - 9º ano
Orientação: Íris Oliveira de Carvalho
A IMPORTÂNCIA DE ASSISTIR CURTAS LATINO-AMERICANOS SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS SENDO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA
Os alunos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) tiveram a oportunidade ímpar de prestigiar curtas latino-americanos, por meio do projeto de extensão Sessão Corujinha: infância e audiovisual.
O colégio foi um dos poucos selecionados como ponto exibidor da Mostra Mercosul Audiovisual - Ciclo de Curtas Infantis, na data de 28 de agosto de 2024. Os estudantes do primeiro ano A do Ensino Médio assistiram as seguintes produções: Meu nome é Maalum, Esta lã es mia, Sobre amizades e bicicletas e Não estão sozinhos. Todos eles tratavam de temas fundamentais e atuais que precisam serem abordados, tais como: ter orgulho de suas origens, resistência, respeito à diversidade, combate ao bullying, garantia de territórios indígenas, conservação do meio ambiente e inclusão de minorias.
O curta que mais me emocionou foi Não estão sozinhos, que retrata de maneira sensível e direta como o próprio homem vem destruindo a natureza, os povos indígenas, em busca de dinheiro e poder. O mais importante é a vida, que é deixada de lado. Certas pessoas destroem nosso planeta, não percebem que também estão se autodestruindo.
Foi muito triste ver a cena em que a mãe tatu e seu filhote perderam sua casa, devido a uma terrível escavadeira.
Certamente esse impacto dos filmes que é causado através dos temas sensíveis presentes nos curtas nos fazem refletir sobre nossos pensamentos e condutas. Eles agregam saberes e valores indispensáveis para viver em comunidade e em um meio saudável.
Trazer esses temas transversais, contidos nos curtas latino-americanos, para escola pública é um meio essencial de garantir educação com mais qualidade e formação de cidadãos comprometidos com bem-estar social e ambiental e uma boa convivência entre os estudantes.
Sendo assim é mais do que claro a importância desse trabalho dentro do ensino público.
Geovana Ramos – 1º ano A -Ensino Médio – Cepae/UFG
Orientação: Íris Oliveira de Carvalho
A IMPORTÂNCIA DE ASSISTIR CURTAS LATINO-AMERICANOS SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS SENDO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA
Assistir a curtas latino-americanos sobre temas transversais é uma forma de promover a representatividade de questões sociais que perpetuam em nosso contexto atual, como desigualdade social, violência, desmatamento, bullying, preconceito, entre outros.
Esses curtas ao abordarem temas relevantes e preocupantes servem como uma ferramenta de conscientização para os jovens de escolas públicas, incentivando-os a refletirem sobre a conjuntura atual.
As obras exploram temáticas graves e urgentes como os curtas Meu nome é Maalum e Sobre amizades e bicicletas. com eles, os estudantes são motivados a reconhecerem a necessidade de atitudes responsáveis e imediatas. Meu nome é Maalum narra a história de uma menina de origem africana que ao enfrentar o bullying na escola transformou sua tristeza em orgulho. Já o filme Sobre amizades e bicicletas conta a história de duas crianças com deficiência que constroem uma amizade que supera seus próprios limites.
Assistir a esses curtas não apenas amplia o horizonte cultural dos estudantes, mas também os sensibilizam para questões sociais relevantes, incentivando-os a se tornarem cidadãos mais conscientes e ativos com as transformações necessárias na sociedade.
Bianca Moreira Oliveira - 1º ano A - Ensino Médio- Cepae
Orientação: Íris Oliveira de Carvalho
RESUMOS DE PESQUISA DE TCEM
Nesta seção apresentamos resumos de pesquisas realizadas por estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás, resultantes da disciplina de Trabalho de Conclusão do Ensino Médio (TCEM), coordenada pela professora Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes, docente do Departamento de Língua Estrangeira-Espanhol.
DESENHOS NO FOLHINHA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
A Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes tem o prazer de compartilhar uma atividade interdisciplinar realizada com os alunos do 5º ano A, do turno vespertino. Durante a ação, os estudantes integraram as áreas de Ciências e Arte, utilizando folhas coletadas nas dependências da escola para criar desenhos exclusivos.
A atividade, conduzida pelo professor Paulino Antônio da Silva Moreira, teve como objetivo estimular o contato dos alunos com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que incentivava sua criatividade. Dessa forma, a proposta uniu aprendizado científico e expressão artística, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
ALUNOS DO 5º ANO A
(ESCOLA MUNICIPAL PEDRO GOMES DE MENEZES - GOIÂNIA - GO)
ORIENTAÇÃO: PROF. PAULINO ANTÔNIO DA SILVA MOREIRA