Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
Vol. 14, Nº 64, outubro/2023
AOS LEITORES
Tudo bem com você? Esperamos que sim. Desde edições passadas o Folhinha publica fanzines, dessa vez traz outros, com temáticas necessárias, você ficará encantado(a) quando ler. Quanta disposição a criatividade! E a exposição de fotos com balões dos HQs? Uma diversão! Já pensou sobre a importância das abelhas para nossa vida? E como seria se sua escola cultivasse as abelhas originárias? Isso seria possível? O Folhinha apresenta essa experiência e muito mais, como por exemplo, os vídeos em Libras... Bem, não perca tempo! Aproveite e até a próxima edição
VA(LER)
O nome do filme é "Sempre ao seu lado". Ele foi lançado em 2009 e tem 93 minutos nos Estados Unidos, Reino Unido da Grã-Betanha e Irlanda do Norte. O gênero é drama-família com classificação livre. Direção de Lasse Hallström.
O Hachi é um cachorro que nasceu na China e foi mandado para os Estados Unidos. Ele foi para uma estação de trem. Um professor universitário estava voltando do seu serviço quando encontrou o cão. Levou para casa mesmo sabendo que a esposa não aceitaria.
Com o tempo a esposa percebeu que o seu marido gostou do cachorro e ficou com ele. Hachi cresce e acompanha seu dono todos os dias até a estação de trem e o aguardava até o fim do dia. E algo trágico acontece...
O filme é triste, mas também engraçado porque o dono faz muitas presepadas junto com o cachorro. Também é emocionante, pois nos faz chorar e pensar que seres humanos e animais podem ser melhores amigos. Assista! Você não vai se arrepender.
Texto coletivo do 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
FOTOS COM BALÕES
Que tal brincar com as fotografias e os balões de quadrinhos? Essa foi a ideia que os estudantes do 2º ano resolveram fazer com muita criatividade e graça! Aproveitem a dica e brinquem com fotografias antigas e/ou novas! Use sua imaginação!
Alunos do 2ºano dos Anos Iniciais do Cepae/UFG (Goiânia - GO).
Orientação: Profa. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Renato Sardinha
Andrea de Souza
Sirley Aparecida Martins
Idê Oliveira
FANZINES SOCIOLÓGICOS
Você pode escolher, baixar e imprimir para entregar
Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I (Aparecida de Goiânia - GO).
Orientação: Prof. Rubio Dorneles de Bessa
CLUBE DE LIBRAS NO CEPAE: PROPOSTA INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
No primeiro semestre de 2023, foi ofertada a disciplina eletiva “CLUBE DE LIBRAS” para estudantes do 1º ano do Ensino Médio do CEPAE. O objetivo da disciplina foi promover a aprendizagem inicial da Língua Brasileira de Sinais para alunos do CEPAE no sentido de ampliar as formas de comunicação oral entre os estudantes e estimular a inclusão de alunos com deficiência. Para a realização da disciplina, contamos com docentes, técnicas e bolsistas do CEPAE e com docente e estudantes da Faculdade de Letras (Curso de Libras). As aulas foram realizadas a partir da seleção de eixos temáticos (alfabeto, apresentação, saudações, despedidas, números, características, cores, escola, alimentação). Para a finalização da disciplina, os estudantes se dividiram em grupos e prepararam uma apresentação, das quais selecionamos três para esta publicação.
Dra. Cláudia S. G. Barreto Bezerra (CEPAE/UFG)
Ma. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes (CEPAE/UFG)
Esp. Thainara Ferreira Lobo (CEPAE/UFG)
Dra. Mariângela Estelita Barros (FL/UFG)
Elisa Torres Valeriano (FL/UFG)
Irlon Felipe Farias Santa Brigida (FL/UFG)
Sopa do neném – interpretada em Libras pelas estudantes: Jade Lorraine Campos Vieira, Yara Santos Bernardes e Rebeca Souza Santos
Abecedário da Xuxa – interpretada em Libras pelas estudantes: Letícia Medeiros de Almeida, Gabriella Ferreira Gudinho e Sofia de Oliveira Silva
Formiguinha – interpretada em Libras pelos estudantes: Daniel Mathias Graciano e Laura Paolucci Nobr
MELIPONÁRIO
Na escola, realizamos um emocionante projeto de meliponicultura, onde criamos um meliponário para que as crianças pudessem vivenciar a prática de criar abelhas e aprender a conviver pacificamente com elas, valorizando a importância da preservação ambiental. Além disso, criamos um belo mural artístico utilizando tampinhas, simbolizando a proteção do meio ambiente e a criação das abelhas na escola. Durante o projeto, as crianças tiveram a oportunidade única de explorar o interior da colônia de abelhas e saborear o delicioso mel diretamente da caixa. Foi uma experiência incrível que despertou ainda mais o amor pela natureza e sua preservação!
Vale lembrar que as abelhas nativas Brasileiras não têm ferrão e são inofensivas para as pessoas.
Alunos da Escola Municipal Terra Prometida (Aparecida de Goiânia - GO).
Orientação: Profa. Leomara Aquino