top of page
mascote.png

Vol. 14, Nº 63, agosto/2023

AOS LEITORES

Tudo bem com você? Esperamos que sim.  Desde edições passadas o Folhinha publica fanzines, dessa vez traz outros, com temáticas necessárias, você ficará encantado(a) quando ler. Quanta disposição a criatividade! E a exposição de pintura? Uma lindeza! As fotos da exposição de trabalhos científicos também denotam essa potência que cada um tem para estudar e criar conteúdos novos! Entretanto, não esqueça a riqueza da natureza, o que ela nos proporciona de vida e sabores, como Valentina faz.  Parabéns aos professores e estudantes que mais uma vez nos lembra de que o mundo é para ser vivido e construído por cada um, com respeito, conhecimento e arte. Aproveite e até a próxima edição!

VOCÊ SABIA?

Você sabia que Góias é um dos maiores produtores de jaboticaba? A árvore que dá essa frutinha especial  é originária do Brasil e se encontra  em muitas estados brasileiros. 
Pois é, a temporada dessa frutinha começou e a Valentina não perdeu tempo. 
Ela foi conferir, ou melhor, saborear e saiu até no  jornal! 

 

Eu fui para a Fazenda Brilhante
E para minha surpresa tinha um homem, profissional em tirar fotos.
Ele me chamou para uma fotografia.
Fiquei muito feliz e saí até no jornal Daqui. 

 

 

Valentina Gonçalves Cardoso

2º  ano Cepae/UFG (Goiânia - GO).

Orientação: Prof.  Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

FANZINES SOCIOLÓGICOS

Você pode escolher, baixar e imprimir para entregar

Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I (Aparecida de Goiânia - GO).
Orientação: Prof. Rubio Dorneles de Bessa

MÃOS À OBRA

A produção de fanzines como recurso de ensino-aprendizagem no campo das Ciências Humanas

 

Os chamados “fanzines” surgiram nos Estados Unidos, na década de 1930, como publicações impressas artesanalmente, de forma barata e rápida. Seu nome é um neologismo formado pela contração das palavras inglesas Fanatic (= fã) e Magazine (= revista).

Na atualidade, cada vez mais, a produção de fanzines vem sendo utilizada como um recurso de ensino-aprendizagem nas instituições educacionais. No caso das Ciências Humanas, os fanzines se apresentam como um interessante recurso pedagógico, contribuindo para o fomento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes. Além disso, sua produção na escola propicia um diálogo mais efetivo entre a área das Ciências Humanas, da Linguagem e das Artes.

Partindo desses entendimentos, no 1° Semestre de 2023, os estudantes do 1° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual José Martins de Toledo, produziram fanzines sobre temas que estudaram nas aulas de Geografia, Filosofia e Sociologia, disciplinas ministradas pela professora Rafaela Domingues. As temáticas foram livremente escolhidas pelos estudantes, resultando em fanzines sobre sociólogas, filósofas e filósofos, períodos históricos da filosofia e fenômenos geográficos.

Em seguida, foi construído um painel na escola para expor os trabalhos produzidos:

De maneira geral, os estudantes se engajaram bastante na atividade proposta e produziram trabalhos excelentes, o que permitiu a difusão dos conteúdos estudados para além da sala de aula. Desse modo, a elaboração dos fanzines se mostrou bastante significativa para o processo de ensino-aprendizagem na área das humanidades.

 

 

Autora: Profa. Rafaela Domingues Pereira

(Professora da Rede Estadual de São Paulo, atua na E. E. Prof. José Martins de Toledo)

IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEPAE/UFG

Alunos do Ensino Médio do Cepae/UFG (Goiânia - GO).
Orientação: Profa. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes

MOSTRA DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA - CEPAE/UFG

Isadora Moreira Teodoro, 1º ano A - Cepae/UFG (Goiânia - GO).
Orientação: Profa. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes

QUEM FEZ O FOLHINHA:
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Gustavo da Silva Borba, Rúbio Dorneles de Bessa, Rafaela Domingues Pereira e Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes

bottom of page