Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
Vol. 14, Nº 62, junho/2023
AOS LEITORES
Tudo bem com você? Esperamos que sim. Sua escola tem iniciativas contra o racismo? Os alunos do Ensino Médio prepararam fanzines especiais com essa temática, vale a pena ler, imprimir e distribuir entre seus colegas. Quem sabe inspira outras iniciativas?
Nessa edição também encontrará muitos desenhos e até um vídeo de um visitante especial visto no Cepae. Com certeza, saberá um pouquinho mais a respeito dele ao ler Você sabia? Aproveite e até a próxima edição!
CANTINHO DA LEITURA
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
POEMA VISUAL
Eliza Maria Lima de Oliveira - 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Nayan Esmael de Souza Luz - 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Maria Eduarda Gonçalves de Miranda - 5º ano B
Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
DICAS DO FOLHINHA
Olá, pessoal do Folhinha.
Na minha escola do Cepae assistimos ao filme “A menina que detestava livros” e conhecemos a história da Mina. Escrevemos um bilhete pedindo a ela livros para nossa biblioteca de sala. Vocês acreditam que a Mina nos enviou uma caixa cheia de livros? Veio até uma cartinha cheia de mimos. Foi uma alegria!!!!
E agora, nossos colegas podem ler mais e mais....
Primeiro ano, turma B.
Texto Coletivo
Cepae/UFG (Goiânia - GO).
Orientação: Prof. Andréa Alves da Silva Souza
VOCÊ SABIA?
Curiosidades sobre o tamanduá.
O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um animal mamífero da Família Myrmecophagidae que significa “que come formiga”. Ele é grande, podendo chegar até os dois metros de altura e pesar em média 39 kg. Seus pelos são cinza-escuros, mesclados com branco, e apresentam faixas pretas em seu dorso, como podemos ver na imagem a seguir:
Fonte: Portal Ciência UFPR - Luiz Carlos Rocha Flickr 2008
Os tamanduás-bandeira costumam andar devagar, o que faz sentido porque eles são parentes distantes dos bicho-preguiça! Entretanto, quando é preciso, eles conseguem correr ou nadar com facilidade, diferente das preguicinhas. Além disso, os tamanduás andam muito e, por isso, precisam de uma grande área para viver e caminhar à vontade para achar alimento.
Com relação à alimentação, ela geralmente é composta de insetos, mas também pode incluir sementes. Dessa forma, eles são insetívoros, capazes de comer até 30 mil insetos, entre formigas e cupins!
Os tamanduás habitam regiões de florestas úmidas, secas, savanas e campos abertos. Eles podem ser encontrados na América Central, no Panamá, e em países da América do Sul, como Colômbia, Paraguai e Brasil, ou, mais especificamente, no CEPAE - UFG em Goiânia, Goiás! Brincadeiras à parte, ele só foi fazer uma breve visita – escola não é lugar para tamanduás.
REFERÊNCIAS
BIOLOGIA. Biologia Net, 2023. Tamanduá: espécies, características, habitat. Disponível em: https://www.biologianet.com/biodiversidade/tamandua.htm. Acesso em: 15, jun e 2023
Semadgoias, Goiás, há 11 semanas. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqakSr8sMwR/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 15 de jun. 2023.
Texto de Giovana Nogueira Cepae/UFG (Goiânia - GO).
Orientação: Profa. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha