Universidade Federal de Goiás
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
Departamento de Pedagogia
OUÇA MÚSICA!
Folhinha Aplicada
ISSN 2595-0576
Vol. 13, Nº 59, dezembro/2022
AOS LEITORES
Tudo bem com você? Esperamos que sim. Esta edição te convida a conhecer o que muitos colegas andam fazendo na escola, vai gostar muito de ver as imagens desses trabalhos! E, mais, lembra do desafio do desenho coletivo do Gianni Rodari? As crianças da Escola Municipal Bernardo Élis aceitaram, criaram histórias criativas e divertidas. Em novembro, temos o Dia da Consciência Negra, mas a UFG convidou a todos para discutir o grande tema desse dia o mês inteiro. Aproveitamos e convidamos você também para fazer isso, inclusive assistindo filmes. É também uma boa ideia para colocar em prática com os amigos e colegas...
Veja também a dica do Folhinha e vá conhecer uma livraria super legal que tem na UFG!
Aproveite o Folhinha e até a próxima edição!
CANTINHO DA LEITURA
DESENHO FANTÁSTICO - PARTE 2
Baseado no capítulo "Desenho fantástico" do livro ''Gramática da Fantasia'', Gianni Rodari sugere uma produção de texto por meio de um desenho feito por muitas mãos. Um estudante desenha uma figura, em seguida, outro complementa a imagem e assim por diante. O objetivo não é completar o desenho, mas mudar sua direção, transformando-o. No final terá uma imagem que inspirará uma boa história.
Os alunos dos 3ºs anos da Escola Municipal Bernardo Élis aceitaram esse desafio e produziram, veja a seguir:
O TUBARÃO NO BARCO
Cibely Beatriz da Silva Sousa – 3º ano”B”
Escola Municipal Bernardo Élis (Goiânia – GO)
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Era uma vez cinco tubarões. Eles estavam no mar e um tubarão tinha achado um barco mágico e chamou os outros quatro tubarões para ver. Eles ficaram contentes demais e pegaram o barco mágico, mas um lembrou que se eles saíssem do mar para navegar do barco eles iam morrer, mas uma coisa aconteceu. Os tubarões viraram humanos então eles podiam sair do mar.
Então eles começaram a andar pelo mundo quando um tubarão falou que estava com muita fome. Então eles pararam em uma padaria e comeram. FIM!
A CABANA
Emilly Beatriz Gonçalves Bulhões – 3º ano"C”
Escola Municipal Bernardo Élis (Goiânia – GO)
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
Era uma vez uma cabana cheia de coisas. Tinha uma árvore cheia de maçãs e viu uma ilha cheia de dinossauros. Eles eram tudo valente. Tinha um rio e tinha peixinhos.
Dentro da cabana tinha umas pessoas e uma fogueira. Lá no céu estava a lua bem grande e um foguete passava. Era tudo feliz. Daí naquela noite, de repente, do nada, um monte de cobras estavam subindo na cabana. Todos que estavam lá dentro estavam com medo, gritando muito. Eles gritaram tanto que as cobras foram embora. Então eles saíram para fora e o dia estava lindo.
Eles foram embora para a casa deles. Então foram comemorar a festa de Natal e viveram felizes para sempre. Fim.
FOLHINHA CULTURAL
Biblioteca María Stagnero de Munar: a primeira biblioteca infanto juvenil da América Latina
Giovana Alves Nogueira
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Localizada no Castelo Parque Rodó, em Montevidéu, Uruguai, a Biblioteca María Stagnero de Munar é a primeira biblioteca infantil pública da América Latina – ela conta com um incrível acervo de livros infanto-juvenil, além de um espaço para crianças de 0 a 5 anos: uma ludoteca e o espaço Ziraldo, com os títulos escolhidos a dedo pelo nosso referenciado autor brasileiro de literatura infantil!
Em vista disso, a missão bibliotecária dessa instituição é de realizar, promover e valorizar diversas iniciativas culturais, dirigidas ao público em geral, vizinhos e moradores de toda a cidade, demarcando principalmente um perfil infanto-juvenil. Os serviços oferecidos são de oficinas, mostras, exposições, apresentações e atividades culturais de diversas naturezas, além de oferecer a leitura e o empréstimo de livros e visitas guiadas pelo espaço.
Curtiram o passeio? Dá vontade de viajar para o Uruguai só pra conhecer esse local! Pois saibam que pertinho de nós, além da biblioteca escolar do CEPAE, há uma biblioteca voltada para o público infanto-juvenil, a LIBRIS, localizada no prédio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) – UFG.
É de extrema importância que façamos parte dessa rede cultural de ensino e leitura, já que as bibliotecas existem para disponibilizar a nós, através de conteúdos 100% gratuitos e de qualidade, os inúmeros conhecimentos existentes no mundo. O acesso à informação é garantido – e é disso que precisamos para transformar o mundo. Que lugar especial! Viva a Biblioteca!
MOSTRA PEDAGÓGICA
A Mostra Pedagógica tem como objetivo integrar os pais e a comunidade mostrando a eles as ações pedagógicas que auxiliaram no desenvolvendo habilidades e competências das crianças, como criatividade e a imaginação. Com muito orgulho e carinho expomos para apreciação da comunidade os trabalhos realizados por nossas estrelas, que são nossos amados alunos.
Sandra Mendes
Diretora da Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira - GO).
No dia 17 /11 aconteceu a primeira mostra Pedagógica da Escola Municipal José Juvenil Soares (Goianira - GO) e a turma da professora Juliane Maranhão, expôs diversos trabalhos, como galeria de arte, trabalhos realizados durante o ano em fotos, barraquinha de verduras da horta , arborização de todo o ambiente escolar. Foi lindo de ver.
Ao trabalhar os gêneros textuais, resolvemos colocar na prática, a produção de um jornal para nossa escola, levando em consideração os temas que os alunos gostariam de abordar.
Primeiro separamos a turma em grupos, onde cada grupo teria que enviar o tema, a funcão de cada componente e como ele gostaria que fosse abordado no texto.
Iremos finalizar o mesmo com a filmagem de todas as reportagens e apresentação na TV da escola .
Aproveitamos a Mostra Pedagógica da escola e organizamos uma vendinha, após este momento construimos a planilha referente ao fluxo de caixa, analisando o que gastamos e o que arrecadamos . Em seguida realizamos a colheita de acelga onde cada criança pode levar para casa e realizar o registro da salada. Segue as fotos lindas.
Prof. Juliane Maranhão 4 ano A
Escola Municipal José Juvenil Soares
RESUMOS DE PROJETOS
Na Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira – GO), os alunos do 4º ano A, orientado pelo Professor Luciano Roriz, trabalhou alguns projetos nesse semestre. São eles: Trabalho de História/Artes sobre a origem das festas juninas e seus elementos: danças, brincadeiras e comidas típicas; Projeto Folclore e apresentação dos grupos: Produção textual sobre o Filme “O Lorax e a trúfula perdida”.
DESENHOS NO FOLHINHA
DESENHOS DE ALGUNS ANIMAIS DO CERRADO
Turma 5º ano C da Escola Municipal Lázara Maria da Costa. Desenhos expostos na Mostra Pedagógica da escola.
Orientação: Prof. Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa.
QUADRO ÁRVORE DAS CORES
Pintura em tinta guache
Gustavo da Silva Borba
Michelly Alves de Souza
Pedro Lacerda dos Santos
Shayla Gabriela Nunes Rodrigues Costa
Raquel Mendes da Silva
Alunos do 9º ano "G" do Colégio Estadual São Geraldo (Goianira - GO)
CURTAS
CURTAS REFERENTE AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Alunos do 5º ano C da Escola Municipal Lázara Maria da Costa (Goianira –GO) assistindo aos curtas.
Alunos do 3º ano A da Escola Municipal Bernardo Élis (Goiânia – GO) assistindo aos curtas.
MURAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Mural com trabalhos da Turma M34 (Eaja) da Escola Municipal Bernardo Élis.
Orientação: Michel Franco
QUEM FEZ ESTA EDIÇÃO:
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa, Gustavo da Silva Borba, Juliane Maranhão, Luciano Roriz, Giovana Alves Nogueira, Michel Franco e Sandra Mendes.